quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Clima será a principal pauta da visita de Merkel ao Brasil

O governo brasileiro deve aproveitar a visita da chanceler alemã, Angela Merkel, a Brasília nesta quinta (20) para reforçar o compromisso no combate a mudanças climáticas, mas enfatizando que as potências precisam ajudar os países menos desenvolvidos a cumprirem suas metas.
Merkel será recebida pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e ficará menos de 24 horas no Brasil. Levará uma comitiva de sete ministros e cinco secretários de outras pastas.
O encontro faz parte do que a Alemanha classifica de relações bilaterais de "alto nível", ou seja, que são prioritárias para o seu governo.
Merkel tenta intensificar a campanha entre os países emergentes para evitar um fracasso na conferência do clima (COP21) em dezembro, em Paris. Ela e Dilma já encontraram-se em junho em Bruxelas depois da reunião do G7 em que a alemã conduziu o discurso das potências em reduzir o uso de combustíveis fósseis.
A chanceler deve ressaltar a importância do Brasil como ponte de diálogo entre os países ricos e os menos desenvolvidos em relação às metas a serem debatidas no fim do ano. Dilma, por sua vez, pretende reforçar o discurso de que as grandes forças têm de dar suporte para que todos consigam cumpri-las.
A previsão é que haja uma declaração sobre clima separadamente do comunicado conjunto em que as duas líderes vão focar na importância desta relação de "alvo nível" entre os países.

Leia mais no Portal Folha - UOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário