quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aldo Rebelo recebe presidentes da ABC e SBPC

As reuniões com Jacob Palis (ABC) e Helena Nader (SBPC) trataram do fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu na manhã desta quarta-feira (14) o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, o vice-presidente da ABC, Hernan Chaimovich Guralnik, e o diretor da entidade João Fernando Gomes.
No encontro, ocorrido em Brasília, eles debateram questões relativas ao fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação (CT&I) nos próximos anos. "O ministro nos fez esse convite e temos as portas abertas para fazer sugestões e propostas com o mesmo objetivo de aumentar a importância da CT&I no País", disse Palis.
Na avaliação dele, um dos maiores desafios do setor é fazer crescer o "engajamento" da comunidade científica nas conquistas socioeconômicas do Brasil. "Um País que não tem uma estrutura forte de CT&I não consegue avançar em termos econômicos e sociais. Precisamos de apoio para cumprir as nossas metas", avaliou o presidente da ABC.
SBPC
À tarde, Aldo recebeu a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. Entre os vários assuntos abordados na audiência, mereceram destaque as matérias de interesse do setor que tramitam no Congresso Nacional.
Dentre elas, o Projeto de Lei (PL) 7735/2014, que trata do acesso ao patrimônio genético, e a mudança na Constituição Federal com a aprovação, em dezembro do ano passado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12 e o Projeto de Lei (PL) 2177/2011, que trata de aperfeiçoamentos do marco regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Helena Nader, que considerou a reunião "muito produtiva", disse que a expectativa é a de que o ministro contribua para fortalecer o setor. "Esperamos que ele, que conhece o Congresso Nacional como poucos e tem um diálogo muito presente com a presidenta Dilma, possa trazer uma força política para o ministério", disse, ao apontar o MCTI e o Ministério da Educação (MEC) como pastas-chave para o desenvolvimento do País. "São aqueles [ministérios] do investimento, da aposta de para aonde o Brasil quer ir. É o que queremos que aconteça e acredito que ele vá lutar por isso".
O ministro e a presidenta da SBPC também conversaram sobre a transversalidade do MCTI e a necessidade de ampliar a interação com outras pastas, com os estados brasileiros e com outros países.

por Ascom do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário