quarta-feira, 1 de outubro de 2014

UFRN organiza Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia

Nesta semana está acontecendo em Natal dois eventos importantes para a Geofísica Espacial, conforme nota da AGECOM reproduzida abaixo. São atividades conjuntas promovidas pelo UFRN, por meio do Programa de Pós-Graduação em  Ciências Climáticas (PPGCC - www.posgraduacao.ufrns.br/ppgcc) e o Centro de Lançamento Barreira do Inferno-CLBI do MCT.

"
No período de 29 de setembro a 3 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realizam o V Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) & IV Fórum de Pesquisa e Inovação do CLBI.

O Simpósio é destinado a pesquisadores, a professores e a profissionais atuantes ou interessados nas Ciências Espaciais e estudantes de graduação e de pós-graduação. O evento tem como objetivo promover o debate de temas científicos relevantes à área das Ciências Espaciais e Atmosféricas, além de gerar o intercâmbio de informações e ideias entre estudantes, docentes, pesquisadores, técnicos e instituições.

Conforme o professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN, José Henrique Fernandez, que também é presidente do comitê organizador, o evento contará com a presença de pesquisadores da NASA e de agências espaciais europeias, além de inúmeros pesquisadores e professores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e de diversos outros institutos de pesquisa e universidades brasileiras.

Na programação consta a realização de dois minicursos, idealizados para estudantes de pós-graduação, além de palestras, comunicações orais e sessões de pôsteres. Ainda segundo o organizador do simpósio, alguns trabalhos serão selecionados para publicação, em formato de resumo estendido, na revista Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) e todos os resumos enviados e aceitos serão publicados nos anais do simpósio em formato digital.

No dia 2 de outubro, vai acontecer o lançamento de um foguete suborbital na Barreira do Inferno, cujo acesso será aberto a todos os participantes inscritos no congresso. Mais informações podem ser encontradas no endereço: http://www.vsbgea.ccet.ufrn.br/index.php."

Nenhum comentário:

Postar um comentário