segunda-feira, 19 de maio de 2014

Workshop apresenta cenários climáticos a especialistas setoriais

Equipes da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) apresentam cenários futuros para interpretação de especialistas setoriais no workshop Modelagem Climática e a Terceira Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). O evento acontece nesta terça (20) e quarta-feira (21), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP).
Organizada pela Coordenação Geral de Mudanças Globais de Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CGMC/MCTI), a oficina promove a interação entre autores dos cenários climáticos e especialistas selecionados para estudar impactos em setores como agricultura, biodiversidade, economia, energias renováveis, recursos hídricos, saúde humana e zonas costeiras.
A iniciativa determina as bases para elaborar os estudos de avaliação de impactos e vulnerabilidades que compõem a Terceira Comunicação Nacional do Brasil à UNFCCC, documento a ser apresentado durante a 20ª Conferência das Partes (COP 20), marcada para dezembro, em Lima, no Peru. Os países que ratificam a convenção assumem o compromisso de divulgar uma série de informações acerca de sua implementação, como inventários de suas emissões e remoções antrópicas de gases de efeito estufa.
Coordenada pela CGMC/MCTI e desenvolvida por diversas instituições, a Comunicação Nacional teve sua primeira edição lançada em 2004 e a segunda, em 2010. A terceira versão vem sendo elaborada desde 2011.

Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário