segunda-feira, 28 de abril de 2014

Insa comemora 10 anos com inauguração de regional da FAO/ONU

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realiza na próxima segunda-feira (28), às 16 horas, uma programação especial alusiva aos seus 10 anos de criação e ao Dia Nacional da Caatinga.
Na ocasião, será instalado o escritório regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Nordeste. O escritório funcionará na sede do instituto em Campina Grande (PB) e apoiará projetos para fortalecer a agricultura familiar, o combate à desertificação, ações de mitigação e recuperação da degradação da terra em espaços semiáridos, a mitigação dos efeitos da seca, a produção de alimentos e o combate à fome.
A primeira fase do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido brasileiro (Sigsab) também será lançada na segunda-feira. A ferramenta será utilizada para divulgar experiências, conhecimentos e estudos, como forma de gerar novos conhecimentos nos campos da ciência, tecnologia e inovação. Existem várias instituições envolvidas com a produção de dados e informações de interesse para o Semiárido brasileiro; o propósito do Sigsab é reuni-las para agilizar e facilitar o acesso aos dados científicos sobre a região.
O sistema foi planejado para operar em plataforma web e o uso de suas ferramentas poderá subsidiar a realização de estudos e pesquisas que poderão contribuir inclusive na definição de políticas públicas e investimentos tanto públicos quanto privados, para o planejamento do uso sustentável dos recursos naturais.
Sobre o Insa
O Instituto Nacional do Semiário (Insa) é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi criado em 14 de abril de 2004, com a missão de viabilizar soluções interinstitucionais para a realização de ações de pesquisa, formação, difusão e formulação de políticas para a convivência sustentável do Semiárido brasileiro, a partir das potencialidades socioeconômicas e ambientais da região.
Caatinga
O Dia Nacional da Caatinga foi instituído por decreto presidencial em 2003. A data escolhida é uma homenagem ao primeiro ecólogo do Nordeste e pioneiro em estudos da caatinga, o professor João Vasconcelos Sobrinho. O patrimônio biológico da caatinga não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo além do Nordeste e é o único bioma exclusivamente brasileiro. Inclui áreas do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco.
Leia mais.

Texto: Catarina Buriti e Rodeildo Clemente – Ascom do Insa

Nenhum comentário:

Postar um comentário