quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inpe capacitará profissionais em monitoramento de florestas

Países da África, Ásia e América do Sul serão beneficiados pelo termo de cooperação firmado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em prol da capacitação na área de monitoramento de florestas por meio de imagens de satélites.
O acordo foi assinado nesta terça-feira (22/4) na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP), pelo diretor do instituto, Leonel Perondi, e pelo representante da FAO no Brasil, Alan Jorge Bojanic Helbingen. Serão realizados seis cursos ao longo de 2014 e 2015, em português, espanhol, francês e inglês
No Centro Regional da Amazônia do Inpe, localizado em Belém (PA), os técnicos estrangeiros terão a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias desenvolvidas pelo instituto brasileiro. O instituto vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é reconhecido internacionalmente por manter o maior programa de acompanhamento de florestas do mundo, capaz de calcular taxas anuais de desmatamento bruto.
O Inpe empregará sua experiência para o ensino de técnicas de sensoriamento remoto e uso de imagens de satélites voltado para monitoramento de florestas. Os participantes, que terão a vinda ao Brasil financiada pela FAO, conhecerão ainda as funcionalidades do TerraAmazon.
Serão capacitados profissionais do Uruguai, Argentina, Chile, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé, Marrocos, Argélia, Tunísia, Congo, Filipinas, Laos, Tailândia, Miamar, Butão, Papua Nova Guiné, Sri Lanka, Nigéria, Gana, África do Sul, Quirquistão e Tajiquistão.

Fonte: portal do MCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário