sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Univesp TV exibe série de palestras sobre mudanças climáticas

Agência FAPESP – Uma série de palestras proferidas durante a Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima), realizada em São Paulo em setembro de 2013 com organização da FAPESP, está sendo exibida pela Univesp TV, o canal da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Até o dia 23 de fevereiro, de segunda a sexta, às 17h e às 21h, os 14 programas do encontro poderão ser assistidos no canal digital da Univesp TV, que pode ser sintonizado pela televisão. Aos sábados, a reapresentação ocorre às 12h e às 21h – saiba como sintonizar o canal em http://univesptv.cmais.com.br/como-sintonizar-tv-digital .
Os vídeos mostram as apresentações dos pesquisadores presentes à conferência sobre os resultados de estudos recentes sobre mudanças do clima no Brasil e no mundo. Os especialistas também apresentam estratégias de adaptação aos impactos das variações ambientais e mitigação das mudanças climáticas com relação à biodiversidade, ecossistemas, recursos hídricos, saúde humana, agricultura, cidades, zonas costeiras, desastres naturais e energias renováveis.
Entre os pesquisadores que terão suas palestras apresentadas estão: Paulo Artaxo, Eduardo Haddad e Tercio Ambrizzi, todos da Universidade de São Paulo (USP); Eduardo Assad, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Sandra Hacon, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Professor do Instituto de Física da USP e um dos seis brasileiros que participaram da elaboração do quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), Artaxo apresentou palestra sobre a detecção dos fenômenos responsáveis pelas mudanças climáticas globais.
A palestra de Eduardo Haddad, professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede economia das mudanças climáticas, da Rede Brasileira de Pesquisa e Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima).
Ambrizzi apresentou o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional das mudanças climáticas com base científica e Assad, o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional de impactos, vulnerabilidades e adaptação às mudanças climáticas.
Hacon abordou os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede saúde, da Rede Clima, apontando os efeitos causados pelas mudanças climáticas na saúde da população.
Além das exibições no canal da Univesp TV, os vídeos podem ser assistidos pela internet a qualquer momento em www.youtube.com/playlist?list=PLxI8Can9yAHfUNBjc6cQCsyD6CCX2qSfl&feature=c4-feed-u.
Mais informações: www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/5802/univesp-tv-exibe-serie-de-palestras-sobre-mudancas-climaticas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário