segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cemaden inaugura radar meteorológico em Natal

Clique para ver todas as fotos de Cemaden inaugura radar meteorológico em Natal
02/12/2013 - 16:42
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, inauguraram nesta segunda-feira (2), em Natal, o primeiro dos nove radares meteorológicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI). O aparelho, instalado na Base Aérea da capital potiguar, faz parte de um conjunto de nove aparelhos adquiridos pelo Cemaden para atender a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, lançado em agosto de 2012.
Segundo o ministro, o radar será usado para a análise de condições de tempo e clima e dos registros pluviométricos em 80% do território do estado, incluindo a maior parte da região semiárida e da faixa litorânea do Rio Grande do Norte. Integrado aos radares existentes em Quixeramobim e Fortaleza, no Ceará, vai garantir a cobertura de 100% do território estadual.
“As informações obtidas com o aparelho nos fornecem dados mais precisos sobre a questão climática. Nós sabemos que o grande problema do Nordeste é a seca. Com o radar, podemos ter uma resposta no planejamento das atividades agrícolas e do abastecimento de água para a população”, observou.
Participaram da cerimônia o secretário-executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, e ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.
Cobertura
Os radares são capazes de realizar o monitoramento da atmosfera e obter informações detalhadas em um raio de até 400 quilômetros. Outros oito aparelhos começam a ser instalados neste mês em um cronograma que vai até maio de 2014.
Quatro serão implantados no Nordeste: em Natal (RN), Maceió (AL), Salvador (BA) e Petrolina (PE). Outros quatro serão destinados ao Sudeste: três em Minas Gerais (Almenara, São Francisco e Três Marias) e um no Espírito Santo (Santa Tereza). O Centro-Oeste será beneficiado com a instalação de um radar no Mato Grosso do Sul (Jaraguari). O investimento do Cemaden/MCTI é de pouco mais de R$ 72 milhões.
Para a diretora do Cemaden, Regina Alvalá, as informações obtidas serão importantes para as ações de monitoramento e prevenção de desastres naturais. “Queremos aprimorar a qualidade na coleta de dados climáticos e antecipar a emissão de alertas”.
Natal foi escolhida por não fazer parte da antiga rede monitoramento do Cemaden. Até agosto do ano passado, quando o Plano foi lançado, 23 aparelhos de análises meteorológicas estavam em funcionamento no Brasil. Esta malha está sendo reforçada com os nove radares a serem instalados em regiões que ainda não eram monitoradas.
Agilidade
A partir de agora, a cada 10 minutos, os dados climáticos coletados em Natal serão enviados para a sede do Cemaden em Cachoeira Paulista (SP). Em seguida, um relatório é transmitido ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, que repassa as informações para os representantes da Defesa Civil do Rio Grande do Norte.
Neste ano, o Cemaden instalou oito pluviômetros em Natal. Mais 21 aparelhos, que medem a quantidade de chuvas, serão destinados ao estado até o próximo ano. Atualmente a rede de pluviômetros do Cemaden tem 772 unidades instaladas nas cinco regiões do país.
O Rio Grande do Norte também deve receber 10 estações agrometeorológicas e 75 sensores de umidade do solo, que contribuem para analisar as condições climáticas ligadas à seca. Serão instalados no Semiárido e representam um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.
Para Carlos Nobre, a seca é um fenômeno que merece mais atenção do governo federal. “Precisamos de informações mais precisas. Com estes aparelhos, teremos mais ferramentas para políticas públicas mais eficazes para mitigar os efeitos nocivos da estiagem”.  
Radares do Cemaden - Previsão de operação
2013
Dezembro – Natal (RN) e Petrolina (PE)
2014
Janeiro – Salvador (BA)
Fevereiro – Jaraguari (MS) e Maceió (AL)
Março – São Francisco (MG) e Três Marias (MG)
Abril - Santa Tereza (ES)
Maio – Almenara (MG)

Texto: Jalmir Oliveira – Ascom do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário