quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Barco Alpha Delphini é inaugurado em Santos

Por Elton Alisson, de Santos
Agência FAPESP – Foi inaugurado oficialmente, no dia 12 de agosto, no porto de Santos, no litoral de São Paulo, o barco oceanográfico Alpha Delphini. A inauguração contou com a presença de Celso Lafer, presidente da FAPESP, e de João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo (USP), entre outras autoridades, além de pesquisadores do Instituto Oceanográfico (IO), da USP.
Construído inteiramente no Brasil, o barco integra um projeto submetido à FAPESP pelo IO no âmbito do Programa Equipamentos Multiusuários (EMU). A embarcação foi construída com o objetivo de aumentar a capacidade de pesquisa em Oceanografia no Estado.
Outra iniciativa do IO, nessa mesma linha, foi a aquisição do navio oceanográfico Alpha Crucis, inaugurado em maio de 2012, que já fez até agora sete cruzeiros, incluindo de testes e para fins de pesquisa.
“O Alpha Delphini complementa o Alpha Crucis e supre uma carência que tínhamos desde a interrupção das operações do navio Professor W. Besnard, porque tem autonomia equivalente à dele, mas com custo menor e maior possibilidade de realização de manobras marítimas”, disse Michel Michaelovitch de Mahiques, diretor do IO-USP, à Agência FAPESP, durante a inauguração.
A paralisação do navio Professor W. Besnard – utilizado de 1967 até 2008, quando sofreu um incêndio e ficou sem condições operacionais de pesquisa – limitou drasticamente os estudos oceanográficos no Estado de São Paulo.
A fim de superar esse entrave, os pesquisadores do IO-USP submeteram quase que ao mesmo tempo as propostas de aquisição do Alpha Crucis e do Alpha Delphini à FAPESP, por se tratar de embarcações complementares.
“Quando os professores da USP apresentaram à FAPESP as propostas para a construção do Alpha Crucis e do Alpha Delphini, a Fundação se dispôs, imediatamente, a apoiar os dois projetos por entender sua a importância para o avanço da pesquisa em Oceanografia no Estado de São Paulo”, disse Lafer.
Na inauguração no Porto de Santos, o barco Alpha Delphini, o navio Alpha Crucis e o Professor W. Besnard foram ancorados lado a lado no armazém número oito.
Mahiques explicou que o Alpha Delphini tem autonomia e capacidade de pesquisa intermediária entre as pequenas embarcações e os navios oceanográficos e cobre a área de plataforma continental – que começa na linha da costa e atinge até 200 metros de profundidade.
O custo total do barco foi de R$ 6 milhões. O programa EMU da FAPESP destinou R$ 4,4 milhões para a construção da embarcação. O restante – motores e uma série de equipamentos científicos – foi financiado com recursos do próprio IO-USP.
Sua autonomia de navegação é de 10 a 15 dias, dependendo do número de tripulantes, e ele poderá operar em toda a faixa de 200 milhas marítimas da fronteira litorânea.

Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário