sexta-feira, 19 de abril de 2013

Está no ar o novo portal do Inpe sobre clima espacial

Está no ar o novo portal do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), que acompanha fenômenos capazes de, por exemplo, causar interferências em sistemas de satélites, telecomunicações e energia.
A interface foi desenvolvida para atender aos diversos tipos de usuários dos produtos e de informações sobre os fenômenos de clima espacial. As novas funcionalidades permitem uma navegação mais simples pelo conteúdo do portal, que abrange as seguintes áreas de pesquisa: Sol, meio interplanetário, interação Terra e atmosfera ou Terra e campo magnético, além de segmentos impactados por eventos de clima espacial (navegação por satélite, telecomunicações, sistemas em solo, controle de satélites e academia).
Serviços e facilidades  
Entre os produtos disponíveis estão: o mapa do conteúdo ionizado da atmosfera terrestre (responsável pelo atraso do sinal do GPS), os dados magnéticos com a informação sobre o índice K de cada estação (que dá uma ideia da perturbação magnética importante para os operadores de linhas de transmissão de energia elétrica) e os monitores solares que mostram a condição do Sol e ocorrência de explosões, que causam “blackouts” em telecomunicações.
O site também apresenta um boletim diário sobre as condições de clima espacial e o glossário de termos relacionados à área.
Uma característica importante é a possibilidade de incorporar novos conteúdos, permitindo sua evolução à medida que os grupos de pesquisa disponibilizem mais produtos por meio da tecnologia de web-services. O Embrace pretende lançar uma versão voltada para dispositivos móveis.
O novo portal é resultado do trabalho conjunto de equipes da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA), Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Solo (DSS) e Laboratório de Computação e Matemática Aplicada (LAC).
Navegue pelo novo portal clicando aqui.
Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário