quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CPTEC - INPE: IV WorkEta

Workshop em Modelagem Numérica de Tempo e Clima em Mesoescala utilizando o Modelo Eta: Aspectos Físicos e Numéricos

 Cachoeira Paulista, São Paulo, 3-8 de Março de 2013
Modelos atmosféricos de área limitada são ferramentas de uso difundido para estudo de tempo e clima, diversos deles estão disponíveis para acesso e uso livre. O uso adequado destes modelos requer conhecimento da teoria em que se baseiam os métodos numéricos e a representação dos processos dinâmicos e físicos da atmosfera.
Objetivos: O workshop tem por objetivos contribuir para aperfeiçoar e atualizar os profissionais da área com o conhecimento de novos desenvolvimentos e tendências de modelagem numérica em alta resolução, fornecer noções teóricas e práticas de modelagem, e dar subsídios para estudos utilizando modelo numérico em aplicações de tempo e clima, estimular as discussões das experiências em modelagem e das possíveis áreas de investigação estimulando a formação de grupos de pesquisa e de projetos integrados de âmbito nacional ou internacional.
O Modelo Eta, a ser utilizando no treinamento, é um modelo atmosférico que permite simulações de eventos meteorológicos em modo não-hidrostático ou hidrostático, para estudos em escala temporal de poucos dias até escala decadais. Serão abordados temas de previsão de eventos severos, variabilidade climática e projeções de mudanças climáticas. Espera-se que os trabalhos desenvolvidos durante o workshop se tornem sementes de pesquisas e publicações científicas.
 Mais informação no site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário