sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Oficina discute matriz energética sustentável e combate à desertificação

Nesta sexta-feira (25), a partir das 8h, será realizada na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande, a oficina Subsídios para a Sustentabilidade da Matriz Energética Visando ao Combate à Desertificação.
A oficina de trabalho consiste na primeira ação do Projeto Eficiência Energética para Empresas Cerâmicas no Bioma Caatinga e tem como objetivo reunir os coordenadores de programas relacionados ao tema, a fim de articular as diversas iniciativas, visando construir uma agenda comum que contribua para otimizar o uso sustentável dos recursos florestais da região.
Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Combate à Desertificação (DCD/MMA), por meio do seu diretor Francisco Barreto Campello, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB), por intermédio do Centro de Produção Industrial Sustentável (Cepis).
“Serão apresentados, individualmente, os projetos das instituições presentes, para buscarmos encontrar semelhanças entre as ações e articularmos uma agenda de colaboração para 2013”, explica a coordenadora do projeto, Aluzilda Janúncio de Oliveira.
Dentre as iniciativas para a convivência com as estiagens, o uso sustentável da vegetação nativa para ofertar biomassa florestal na matriz energética e segurança alimentar para os rebanhos, associado a tecnologias de maior eficiência energética industrial, apresenta-se como alternativa de grande impacto para reverter o processo que se desenvolve nas áreas suscetíveis à desertificação. Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Caixa Econômica Federal, tem realizado esforços por meio dos seus instrumentos de fomento para promover a sustentabilidade da matriz energética das indústrias cerâmicas e gesseiras.
Leia mais.

Texto: Catarina Buriti – Ascom do Insa

Nota do Blog: gostaríamos de divulgar esse tipo de atividade com antecedência, mas infelizmente tem acontecido das informações nos chegarem 'em cima da hora'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário