quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

As Pedras de Sal e o Clima

Há uma crença popular que os sertanejos, do Nordeste do Brasil, conseguem prever o clima do próximo ano com uma experiência feita entre os dias 12 e 13 de dezembro, usando pedras de sal. Hoje o portal G1 publicou matéria, com video (ver abaixo), sobre o assunto. A experiência da pedra de sal é cantada por Luiz Gonzaga na música "Triste Partida", inspirada no poema de Patativa do Assaré. Curiosamente, Luiz Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, há exatos 100 anos passados.
A seguir, matéria do G1-RN.

'Pedras de Sal' são usadas no ano novo para prever o tempo no sertão

Em Governador Dix-Sept Rosado, no RN, crença popular não morre.
Pedras são usadas na virada para saber se ano novo será chuvoso ou não.


Os longos períodos de estiagem no sertão nordestino e a fé característica de seu povo fizeram surgir experiências que se tornaram crenças populares. Através de uma delas, no município potiguar de Governador Dix-Sept Rosado, a 320 quilômetros de Natal, a sabedoria popular diz que é possível saber se o ano que se aproxima será chuvoso ou de seca. Lá, as 'Pedras de Sal de Santa Luzia' são usadas às vésperas do ano novo como previsão do tempo.
Aos 88 anos, dona Mariquinha, aposentada, é conhecida na cidade por manter os costumes que aprendeu com a avó. Todos os anos, entre a noite do dia 12 e a madrugada do dia 13 de dezembro, ela usa um pedaço de giz para marcar em uma tábua os seis primeiros meses do ano. Em seguida, coloca uma pedra de sal em cima de cada marca. A tábua com as pedras é colocada sobre a cisterna da casa e, antes do nascer do sol, Mariquinha retorna para verificar o resultado. Caso a pedra posta sobre o mês de janeiro derreta e escorra até a área demarcada para fevereiro, o ano será chuvoso nesses primeiros meses, e assim sucessivamente.
Confira o video

Nenhum comentário:

Postar um comentário