sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Semiárido em Foco aborda influência da temperatura na vida urbana

O Semiárido em Foco desta sexta-feira, dia 23, aborda o tema Temperatura e geotecnologias: relevância para os estudos urbanos no Semiárido brasileiro, com palestra do professor Erivaldo de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Princesa Isabel.
O clima do Semiárido afeta diretamente a vida humana, sobretudo nos longos períodos de estiagens, caracterizados pelo aumento das temperaturas em níveis elevados. Este aspecto, quando associado à distribuição espacial das populações humanas sob formas inadequadas de habitação urbana, pode comprometer suas condições de vida e, inclusive, ocasionar problemas ligados à saúde humana. Assim, o objetivo da palestra é apresentar uma amostragem de dados obtidos por meio da utilização de geotecnologias voltadas à mensuração do conforto térmico em cidades do Semiárido paraibano, com o intuito de entender e eventualmente contribuir para mitigar as consequências de se viver sob condições térmicas elevadas.
Discutir este tema relacionado com temperatura, planejamento urbano, geotecnologias e saúde pública é de fundamental relevância se considerarmos que mais de 60% da população do Semiárido brasileiro reside, atualmente, na zona urbana, conforme apontou a Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, lançada este ano pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI).
A palestra ocorre a partir das 14h, na sede do INSA, em Campina Grande (PB) e é aberto ao público. 

Sobre o Palestrante
O Professor Erivaldo de Souza possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Especialização em Geoprocessamento e Cartografia Digital pela mesma Instituição. Desde 2011, é professor do IFPB no curso de Gestão Ambiental, com atuação nos seguintes temas: geoprocessamento, aerofotos, vetorização topológica, modelagem e animação 3d, realidade virtual e termografia. 
 
Com informações do Portal do INSA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário