segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Euroclima publica apresentações de workshop voltado à América Latina

Portal do MCT - 16/11/2012 - 18:11
Estão disponíveis na internet as apresentações do 2° Workshop do Euroclima, projeto da Comissão Europeia para combate aos efeitos das mudanças climáticas na América Latina. Realizado de 22 a 25 de outubro no Centro Regional do Nordeste (CRN) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em Natal, o evento foi promovido em parceria com o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 
Para discutir os efeitos da desertificação, degradação das terras e seca na América Latina, o encontro reuniu participantes de 16 países: Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além de representantes das Nações Unidas. O download das apresentações pode ser feito aqui.
Entre as atividades, nos dias 22 e 23 foi realizado um curso prático sobre o TerraMA2, plataforma computacional open source desenvolvida no Inpe destinada a qualquer usuário interessado em desenvolver o seu próprio sistema operacional de riscos ambientais. Vinte e quatro pesquisadores participaram do curso, organizado pelo coordenador do Lapis, Humberto Barbosa, e por Eymar Lopes, da Divisão de Processamento de Imagens do Inpe.
Nos dias 24 e 25 foram apresentados e discutidos os dados históricos ambientais de cada país, o cenário atual e as ações presentes e futuras de gestão ambiental.
“A reunião serviu como uma plataforma de capacitação para formação de redes regionais e troca de experiência na América Latina. O objetivo é aproximar a investigação científica e a aplicação prática de metodologias para monitorar e mitigar os problemas de desertificação, degradação e seca na região”, informa pesquisadora do CRN Neusa Paes Leme, uma das organizadoras do evento, que teve ainda como responsáveis Paulo Barbosa, da Comissão Europeia, e Humberto Barbosa.
Também transmitido ao vivo pela web, o evento registrou a participação de 650 internautas.
Texto: Ascom do Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário