sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Insa promove palestra sobre mudanças climáticas e recursos hídricos

“Mudanças climáticas, recursos hídricos e adaptação ao Semiárido” é o tema da palestra, da série Semiárido em Foco, que o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realiza, nesta sexta-feira (26), na sede em Campina Grande (PB). O objetivo é contribuir para a formulação de políticas públicas específicas, por meio de parcerias, além de ampliar, fortalecer e consolidar as ações já existentes.
O palestrante será o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Carlos de Oliveira Galvão, que abordará questões relacionadas às bacias hidrográficas da região, ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB) e às cisternas rurais. Galvão coordena um grupo de pesquisa que trabalha com mudanças climáticas para a modelagem hidrológica do Semiárido brasileiro.
Cisternas são tanques construídos para armazenar imediatamente as águas captadas da chuva em uma superfície próxima. No meio rural, elas são geralmente empregadas para acumular o líquido sobre o telhado das residências para consumo doméstico. No Brasil, como em muitos outros países, as águas das cisternas rurais são utilizadas inclusive para beber, quase sempre sem qualquer tratamento.
Segundo a mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e bolsista pesquisadora do Insa, Ana Paula Silva dos Santos, durante a palestra serão feitas projeções de impactos ambientais na região do Semiárido e fornecidas explicações de como se adaptar às mudanças climáticas, levando em conta a adoção de um sistema eficiente de gestão dos recursos hídricos. “A intenção do instituto é de valorizar a cooperação, o aprendizado coletivo, os saberes locais, a capacidade inovadora das organizações locais, de modo que contribua com o desenvolvimento sustentável da região e com a melhoria das condições de vida da população”, assinalou.
Todo o material produzido (slides, textos, vídeos das palestras) será distribuído sob a forma de blocos temáticos, por meio do site do Semiárido em Foco, a ser lançado ainda neste ano. “A idéia é organizar um banco de dados referente ao histórico dos temas debatidos visando ampliar o acesso do público ao material do programa”, acrescentou a pesquisadora.
Além de representante científico do país junto à Conferência das Nações Unidas para Combate a Desertificação (UNCCD), o Insa desenvolve projeto estruturante articulado com a rede de monitoramento do clima Eumetcast e com a Agência Espacial Européia (Programa Desertwork). A  finalidade é estudar as dinâmicas do processo de desertificação, estratégias de recuperação, manejo de áreas degradadas e mudanças climáticas do semiárido brasileiro, mediante a realização de debates sobre a temática e difundindo seus resultados.
Sobre o palestrante
Galvão é mestre em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em concentração de recursos hídricos, além de doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e pós-doutor pela Universidade de Lisboa (2011). Desde 1993, é professor da UFCG, onde atua nas áreas de hidrologia do Semiárido, hidrometeorologia e sistemas de suporte à decisão em recursos hídricos.
Sobre o Semiárido em Foco
O Semiárido em Foco é um espaço de debates e trocas de experiências. Ele faz parte de um conjunto de ações permanentes e articuladas do Insa, na perspectiva da difundir e popularizar pesquisas e conhecimentos acerca do semiárido.  A proposta é possibilitar um olhar amplo sobre a região, identificando potencialidades da e para a região, no campo da ciência, tecnologia e inovação. 
Desde 2011, o evento possibilita o diálogo entre os pesquisadores deste Instituto e de instituições e organizações que atuam em institutos de pesquisa, universidades, órgãos governamentais, estudantes, profissionais, agricultores, associações, organizações não governamentais e cooperativas.
Texto: Ascom do Insa - Ascom do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário