segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cooperação do Brasil com Unesco criará Cidade das Águas

A criação da Cidade das Águas no município de Frutal (MG) foi apresentada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, realizada até este domingo (21).  A iniciativa consiste na implantação de um centro de pesquisa, ensino e capacitação de recursos humanos, voltado para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos existentes na região.
O projeto da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Fundação Unesco-HidroEX) integra o Programa Hidrológico Internacional, de cooperação intergovernamental científica de pesquisa hidrológica, gestão, educação e criação de capacitação em recursos hídricos. É o único com abordagem global sobre o tema no sistema das Nações Unidas.
Aproximadamente 30% da obra de construção da Cidade das Águas em Frutal já estão prontos. O centro terá salas de aula e de videoconferência para educação à distância, laboratórios, biblioteca, alojamentos para estudantes e professores, restaurante universitário e vila olímpica.
Os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e o governo do estado de Minas Gerais devem investir cerca de R$ 250 milhões no projeto.
Garantir alimentos
“Temos que garantir a manutenção dos recursos hídricos existentes no planeta para subsidiar e garantir a produção dos alimentos em todo o mundo”, ressalta o vice-presidente da Unesco-HidroEX, Alexandre Augusto Saad.  Ele explica ainda que a instituição atuará na promoção da formação de gestores que serão responsáveis pelo desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos. “O objetivo é minimizar conflitos e efeitos ocasionados pela falta d’água, especialmente nas regiões com maior índice de exclusão social”.
Está prevista a participação de 16 instituições no projeto. Até o momento, atuam na Cidade das Águas a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), o Núcleo de Referência e Inovação em Irrigação (Nurii), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Mapa), o Centro de Educação para as Águas e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Levando em conta a estrutura em construção, iremos nos candidatar para elevar o nível da HidroEX,  hoje na categoria 2, para a 1. Isso significaria estar ligada diretamente à Unesco”, diz Saad. Nessa condição, o projeto seria responsável pela produção de trabalhos de representação direta para a organização na América.
São parceiros também na iniciativa os ministérios das Relações Exteriores (MRE), Meio Ambiente (MMA), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Pesca e Aquicultura (MPA).

Texto: Ricardo Abel – Ascom do MCTI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário