segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Audiência discute criação do Instituto Nacional de Pesquisas Oceanográficas


Prezado Associado,
A AOCEANO esteve representada pelo Oceanógrafo Uirá Cavalcante Oliveira, secretário adjunto da Diretoria Nacional na Audiência Pública para discutir a criação do Instituto Nacional de Pesquisas Oceanográficas - INPO. A audiência foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a CDH - Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal no último dia 13 de setembro, em Brasília.
 
A AOCEANO declarou seu apoio ao projeto de criação do INPO e se colocou à disposição para colaborar com os trabalhos. Na ocasião, foi apresentada a Associação, seus objetivos, a formação do profissional e suas habilidades, o que acabou dando destaque à nossa profissão durante o evento.
Basicamente dois modelos de Instituto foram propostos para o INPO. O modelo defendido pelo Senador Paim, mais centralizado de Instituto a ser desenvolvido na FURG, instituição federal de ensino. Por outro lado, foi defendido pelo MCT na pessoa do Sr. Ministro Marco Antonio Raupp e do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Afonso Nobre, um instituto com unidades espalhadas na costa brasileira, cada uma com estrutura adequada às características e demandas de cada região, nos moldes já adotados na área de agricultura, chamado pelo Dr. Carlos Nobre como “Embrapa do mar”.
Convidados presentes à audiência não chegaram a um acordo sobre o melhor modelo de organização para a entidade, e foi consenso que o tema ainda será mais discutido.
Estamos cientes que a iniciativa é muito bem vinda e deverá promover um salto no desenvolvimento científico da Oceanografia.
Abaixo alguns links de reportagens sobre a audiência:
Atenciosamente,
Diretoria Nacional da AOCEANO
 
Comentário do Blog: a sugestão do Secretário do MCTI, Dr. Carlos Nobre, nos parece mais adequada para este tipo de instituto, sobretudo se considerarmos as competências  e demandas regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário