quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aleitamento Materno

UFRN desenvolve diversas ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

08/08/2012 18:10
Durante a Semana Internacional do Aleitamento Materno, que vai de 6 a 10 de agosto, a UFRN realiza diversas ações que incentivam o ato da amamentação entre as gestantes e bebês. Professores, profissionais da saúde e estudantes da UFRN estarão desenvolvendo atividades focadas nesta temática ao longo da semana.

As ações durante a Semana estão voltadas para as mulheres gestantes e lactantes e também para a comunidade em geral. De acordo com a professora e coordenadora do evento, professora Renata Cavalcanti, do Departamento de Fonoaudiologia, a Semana também será para a arrecadação de frascos para o Banco de Leite Materno da Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC), uma das instituições de Saúde da UFRN.

De acordo com os organizadores, é importante destacar que só serão arrecadados frascos de vidro com tampas de plástico.
As ações durante a Semana estarão acontecendo em diferentes frentes, envolvendo shoppings até as unidades básicas de saúde espalhadas pela cidade. Trata-se de uma oportunidade para realizar esclarecimentos e orientar a população em geral.

Os postos de arrecadação estão localizados no Shopping Via Direta e no próprio Banco de Leite da Maternidade-Escola Januário Cicco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Banco de leite: 0800 722 2400.

Importância

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação exclusiva seja realizada nos seis primeiros meses de vida e complementada por dois anos ou mais.

A relevância do leite materno é devido aos benefícios nutricionais, imunológicos, sociais e econômicos para o bebê e sua família, obtendo também aspectos positivos na relação da mãe com a criança.

Trata-se, portanto, de acordo com os médicos e especialistas, de uma ação indispensável para o adequado crescimento e desenvolvimento de toda criança. Veja a seguir a programação.

Programação:
• Maternidade Escola Januário Cicco MEJC (posto de arrecadação)
De 6 a 10 de agosto das 8h às 11h e 14 às 17h.
• Shopping Via Direta (posto de arrecadação)
De 6 a 10 de agosto das 9h às 17h.
• Unidade Básica de Saúde da África:
6 de agosto das 8h às 11h
8 de agosto das 8h às 11h e 14h às 17h
• Unidade Básica de Saúde Aparecida:
7 de agosto das 8h às 11h
• Unidade Básica de Saúde Planície das Mangueiras
6 e 9 de agosto das 14h às 17h.

Nota do blog
Pode parecer um tanto fora do usual, mas existem conexões importantes entre ambiente (no nosso caso, preocupação com questões climáticas) e saúde pública. A título de exemplo, recomendamos aos leitores uma visita ao blog Climate and Health, onde está postada uma matéria interessante sobre essas relações. Em particular, gostaríamos de chamar a atenção que nesta campanha estão sendo coletados vidros com tampas, que podem ser reaproveitados, após processo de esterilização, para armanezamento de leite materno. Este tipo de recipiente está em falta em maternidades de Natal, a exemplo da Januário Cicco da UFRN. Um excelente oportunidade para prática de reciclagem, cuidando também da saúde ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário