quinta-feira, 12 de julho de 2012

Opiniões sobre o clima

MMA ouve a população sobre medidas que devem ser adotadas para reduzir os problemas causados pelas emissões atrópicas de gases de efeito estufa.

Lucas Tolentino

O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Klink, participa, nesta quinta-feira (12/07), da consulta pública presencial à população da Região Sul referente aos quatro Planos Setoriais de Mitigação e de Adaptação em Mudanças do Clima. O encontro é realizado em Curitiba e se divide em pacotes de medidas para as áreas de indústria, da mineração, da saúde e de transporte e mobilidade urbana.

A consulta integra a Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC) e pretende estabelecer políticas para o alcance de objetivos como a redução dos problemas causados pelas emissões atrópicas de gases de efeito estufa. No evento, estão sendo discutidos os pontos focais dos planos setoriais e as possíveis mudanças propostas pelos participantes.
Serão realizadas consultas presenciais nas cinco regiões do país. Na última semana, o evento ocorreu no Rio de Janeiro. Na próxima quarta-feira (18/07), será a vez de ouvir as contribuições de representantes do Nordeste, em encontro que ocorrerá no Recife. Em seguida, serão feitas consultas em Palmas, Manaus e Brasília.

CONSULTA ELETRÔNICA

Os quatro planos setoriais também ficarão disponíveis para consulta eletrônica até o dia 15 de agosto, na página virtual do MMA. Depois disso, as sugestões e propostas enviadas pela população serão compiladas e submetidas a processo de aprovação para passarem a integrar o conteúdo dos documentos. O objetivo é readequá-los às demandas da sociedade e incorporar novas ações.

Com a conclusão dos planos, a intenção é que a execução das medidas contribuam para o alcance da meta nacional de redução entre 36,1% a 38,9% das emissões projetadas para 2020. A implantação e o monitoramento dos documentos serão conduzidos pelos respectivos órgãos setoriais, com a coordenação do Grupo Executivo sobre Mudança do Clima (Gex).

Nenhum comentário:

Postar um comentário