quinta-feira, 12 de julho de 2012

Desastres naturais: Inpe lança plataforma aberta para monitoramento

11/07/2012 - 19:44
Uma plataforma computacional aberta que permite a qualquer usuário desenvolver seu próprio sistema operacional de riscos ambientais. Esse é o principal objetivo da TerraMA2, que será lançada oficialmente na próxima quarta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) em São José dos Campos (SP).

Por meio da nova ferramenta do Inpe, será possível monitorar qualquer ocorrência a partir de informações disponíveis na internet, utilizando dados de satélites, de radares meteorológicos, modelos de previsões numéricas ou, ainda, de pontos fixos como plataformas de coleta de dados (PCD), sondas, bóias, estações e instrumentos geotécnicos.

Uma das vantagens da inovação é a liberdade com que o usuário poderá acompanhar e registrar incêndios florestais, deslizamentos, enchentes, estiagens, cortes na rede de energia pela incidência de raios ou movimentos de marés com ressacas em regiões portuárias, entre outras situações de risco.

A integração da TerraMA2 a serviços geográficos e modelagem – por meio do acesso, em tempo real, a dados meteorológicos, climáticos, atmosféricos, hidrológicos, geotécnicos, demográfico – viabiliza, ainda, o monitoramento de ocorrências como abalos sísmicos, descargas elétricas, epidemias e áreas com maior incidência de homicídios.

Nova versão da plataforma antes chamada de Sismaden, o TerraMA2 é mais um resultado de 25 anos de pesquisa e desenvolvimento do INPE, com base em inovação, na área de geotecnologias estratégicas. Criador do SPRING, o software livre de informação geográfica mais utilizado no Brasil, e de ferramentas como TerraLib, TerraView, TerraAmazon e TerraME, o Instituto desenvolveu o TerraMA2 para atender a uma demanda crescente de aplicações de monitoramento, análise e alerta em diversas áreas.


Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário