quinta-feira, 21 de junho de 2012

Países firmam parceria para combater desertificação na África

Para combater a desertificação na África, foi firmado nesta quarta-feira (20) um acordo tripartite entre Brasil, França e o bloco de países do continente. As partes formalizaram a parceria inédita durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Durante a solenidade, no Pavilhão Brasil, no Parque dos Atletas, as instituições envolvidas lançaram um edital de seleção de projetos de pesquisa sobre o tema no valor de 1 milhão de euros (cerca de R$ 2,6 milhões), que será financiado em conjunto. A iniciativa será desenvolvida pela Agência Interorganismos de Pesquisa para o Desenvolvimento (Aird), da França, pela Agência Panafricana da Grande Muralha Verde (APGMV) e, no que diz respeito ao Brasil, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

No evento – que também teve a presença da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho – foi confirmada a abertura do edital do projeto até 20 de outubro. Ele será destinado aos pesquisadores, professores-pesquisadores de instituições de ensino e de pesquisa franceses, brasileiros e africanos e visa a desenvolver uma comunidade científica consolidada entre esses países para apoiar a luta contra a desertificação na África. Essa parceria compreende seis eixos: agricultura e alimentação; gestão de recursos naturais; adaptação a mudanças climáticas; desenvolvimento sustentável; governança; e tecnologia e inovação.

O famoso deserto do Saara, situado no Norte da África, é um dos lugares mais pobres do mundo. Aproximadamente 2,5 milhões de pessoas vivem na região, formada por 13 países, como Argélia e Sudão. 

Texto: Juliana d’ Arêde – Ascom do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário