terça-feira, 10 de abril de 2012

Seminário do PPGCC

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas tem satisfação de anunciar a retomada do Ciclo de Seminários para o ano 2012. Abaixo o título e palestrante desta quarta-feira, dia 11.
O evento é aberto a todos que tiverem interesse.

“Análise dos efeitos da Radiação Solar Ultravioleta em populações habitantes a diferentes altitudes”

 Jaime Rodriguez Coariti   PPGCC/CCET/UFRN
Data: 11 de abril de 2012       Horário: 16h       
 Local: Auditório do Departamento de Física - DFTE
RESUMO:  A exposição inadequada à Radiação Ultravioleta (R-UV) aumentou a incidência de câncer de pele e outras doenças da pele de forma significativa no mundo. Diante da relevância, o estudo definiu três cidades brasileiras caracterizadas por possuir um clima tropical típico do pais  (São Paulo - SP, Ilhéus - BA e Itajubá - MG) e, três cidades bolivianas caracterizadas por estarem localizadas a altitudes elevadas acima de 3600 m (La Paz, El Alto e Coroico). A metodologia utilizada para este trabalho foi dividida em duas partes independentes, mas complementares. Uma destina-se à área médica e a outra corresponde à física da R-UV. Os resultados da pesquisa apresentaram Índices Ultravioleta (IUV) elevados e uma porcentagem significativa de doenças dermatológicas correspondentes às fotodermatoses. Concluiu-se que existe uma necessidade imediata de incorporação de medidas de prevenção e conscientização da população, através de medidas simples como o incentivo ao uso habitual de métodos de proteção individual..

Sobre o Palestrante:  Medico cirurgião Pela “Universidad Mayor de San Andrés - UMSA” - La Paz – Bolívia;  Mestre em Epidemiologia pela “Universidad Mayor de San Andrés - UMSA” - La Paz – Bolívia;  Mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela “Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI” – Minas Gerais – Brasil; Bacharel em Sistema de Informação Geográfica pela “Escuela Militar de Ingenieria - EMI” – La Paz – Bolívia; Aluno do Doutorado do Programa de Ciências Climáticas - UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário