quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tecnologia e Inovação serão os focos de Raupp no MCTI


O matemático Marco Antônio Raupp tomou posse nesta terça-feira (24) no cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, afirmando que realizar a política de tecnologia e inovação do governo será o foco de sua gestão. Outro balizador para o MCTI será reforçar o papel das parcerias com o setor privado.
Raupp, que sucede Aloizio Mercadante no cargo, também tem entre suas metas reformular o programa espacial. Uma das ideias é reorganização a atuação da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto Nacional de pesquisas Espacial (Inpe), de maneira a que atuem sem que concorram entre si.
Para o novo ministro, a defasagem de engenheiros no país também é um tema de preocupação, mas o governo está atento a essa questão. Tanto assim, que entre as medidas adotadas Raupp destacou o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como uma das ações a serem incrementadas pelo MCTI.
Viabilizar verbas para projetos como o reator multipropósito do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Inpen), o novo anel de luz sincrontron, ambos em São Paulo, e a parceria com o Observatório Europeu do Sul (ESO), para a área de astronomia, também estão entre as preocupações do ministro. “São projetos importantes para a ciência brasileira e é preciso viabilizá-los, mesmo tendo que distribuir o orçamento em vários anos”.
A adoção de um novo marco legal para a ciência e tecnologia continuará a ser apoiada pelo MCTI, pois para Raupp é um dos condicionantes para que haja maior participação da iniciativa privada na agenda de inovação do país e para que as pesquisas nacionais continuem a ter a desenvoltura que já alcançaram.
___
Assessoria de Comunicação Social do CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário