segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto Saber Sanear inicia etapa de capacitação

MP/RN

Oficina de Capacitação Saber Sanear - Com informações do IDEMA e do Ministério Público

O Centro de Treinamento da EMATER, em São José do Mipibu recebe a 1ª Oficina de Capacitação do Projeto Saber Sanear. O evento teve início ontem (24) e prossegue hoje (25), reunindo agentes municipais da Grande Natal com o objetivo de viabilizar a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

O encontro representa a primeira etapa do projeto, o Módulo de Capacitação, que contempla a realização de oficinas e disponibilização de material didático que auxiliarão a condução do processo de construção do Plano Municipal de Saneamento Básico em suas três etapas: planejamento, elaboração e aprovação.

Esta etapa pretende capacitar todos os municípios do Rio Grande do Norte e servirá também para orientar os agentes municipais quanto às consultas específicas a serem atendidas pelo Grupo de Assessoramento Técnico do Programa, que será formado na segunda fase do projeto.

Nesta etapa, que funcionará de forma continuada, durante três anos, os agentes poderão consultar o Grupo de Apoio Técnico formado por representantes das instituições parceiras do projeto.

A capacitação conta com a coordenação técnica do professor da UFRN Cícero Onofre, doutor em Engenharia Sanitária e colaborador na produção do material técnico editado pelo Ministério das Cidades, no que se refere à temática de Saneamento Básico.

O Projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e Ministério Público do Rio Grande do Norte, contando ainda com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN).

As próximas capacitações estão previstas para 1º e 2 de dezembro, quando estão convidados os municípios da Região Central, Oeste e Alto Oeste. Já nos dias 5 e 6 de dezembro será a vez dos municípios das regiões Trairi e Seridó.

Fonte:
http://www.saude.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesap/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nImprensa=0&nCodigoNoticia=28262 

Nenhum comentário:

Postar um comentário