quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UFRN participa de workshop sobre energia eólica


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte participa, nos dias 29 e 30 deste mês, do “I Workshop para Formação de Redes Cooperativas em Tecnologia e Pesquisa em Energia Eólica Integrada aos Setores Empresariais”. O evento ocorrerá no Hotel Escola Senac Barreira Roxa. Trata-se de uma iniciativa de instituições norte-riograndenses que está sendo coordenada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).

O objetivo é promover discussões entre universidades, instituições de pesquisa e fomento, empreendedores e fabricantes eólicos, sobre as demandas tecnológicas de recursos humanos e regulatórias produzidas pelos investimentos no mercado de energia eólica. O encontro está sendo considerado como uma fase inicial para a implantação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE). O Workshop vai reunir o setor empresarial e pesquisadores de diferentes nacionalidades.

Estarão presentes no evento representantes de diversas instituições de pesquisa e formação profissional, como a UFRN, UFERSA, IFRN, UERN, UFPA, UFMG, UFCG, CT-GÁS, UNP e UFC, além de parceiros internacionais como a INESC. Também estão confirmadas as presenças de fabricantes eólicos, além da FIERN, CHESF, SEBRAE, entre outros.

A programação prevê momentos de integração com todos os agentes participantes presentes e também divididos em grupos de trabalho. Do setor empresarial, participam empresas geradoras de energia eólica e fabricantes de equipamentos desse setor.

O evento contará, também, com a participação do professor da Universidade do Porto (Portugal), Vlademiro Miranda, diretor de estratégia da área de energia do INESC Porto, importante instituto de investigação em tecnologias da informação em Portugal, onde foi durante anos o coordenador da área de Sistemas de Energia.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN, Clóvis Bôsco, um dos organizadores do evento, espera-se que, a partir do evento, seja possível “definir uma minuta de projeto de criação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE), capaz de contribuir efetivamente na solução de problemas do setor e na ampliação dos resultados sociais promovidos pelos empreendimentos eólicos”.

A instalação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE-RN) representaria um importante passo do Rio Grande do Norte na área de energia eólica, seguindo a tendência de produção de energia a partir de fontes renováveis.

Pela UFRN, participarão do evento, além do professor Clóvis, os seguintes professores: Ricardo Lúcio, Kurius Iuri, Aldayr Dantas, do Departamento de Engenharia Elétrica; Manoel Firmino e Ricardo Pinheiro, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação; e Aldomar Pedrini, do Departamento de Arquitetura.

Fonte: Página da UFRN

Nota do Blog
O evento foi realizado conforme anunciado e foi, em nossa avaliação, muito positivo. Membros do PPGCC participaram do evento, que a princípio estava com foco em aspectos de Engenharia. Entretanto, com acontece com os grandes empreendimentos em Energia Eólica, a participação de especilistas em outros campos, como Estatística, Física, Oceanografia e, sobretudo, meteorologia, é de fundamentel importância para auxiliar nas avaliações do potencial eólico e, por conseguinte, para o sucesso empresarial e socioambiental do projeto. O PPGCC desde já apóia a iniciativa e passa a integrar o projeto, devendo promover em breve um mini-workshop local para discutir a participação de pesquisadores envolvidos com as atividades de Ciências Climáticas da UFRN e outras instituições locais no projeto do Instituto Internacional de Energia Eólica do estado do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário