terça-feira, 19 de julho de 2011

Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia

Agência FAPESP – Entre 25 e 27 de julho, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) promoverá o Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia. As aulas serão ministradas a distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.
Segundo a organização, o curso irá auxiliar os profissionais da hidrologia a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos, na administração e planejamento das atividades de previsão e controle de enchentes e inundações.
O treinamento é dirigido a hidrólogos, hidrometeorologistas, geólogos, hidrogeólogos, ambientalistas e todos os profissionais envolvidos no gerenciamento dos recursos hídricos.
Introdução ao Sensoriamento Remoto, Radiação, Estimativa de Precipitação e Número de Dias sem Chuva, Produtos de Radar Meteorológico e Descrição dos Modelos da Superfície Continental (LSMs) e sua aplicação na assimilação de dados de superfície serão as aulas ministradas por Carlos Frederico de Angelis, Daniel Alejandro Vila, Jojhy Sakuragi, Juan Carlos Ceballos, da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), e por Luis Gustavo Gonçalves de Gonçalves, da Divisão de Modelagem e Desenvolvimento (DMD), do CPTEC/Inpe.
O pesquisador Baldemar Mendez Antonio, da Universidad Autónoma Metropolitana, do México, ministrará a disciplina Modelo Hidrológico Operacional alimentado com dados de Satélite.
A programação completa, o acesso à sala virtual e os procedimentos de inscrição estão disponíveis no site: cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-hidrologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário