segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dia Mundial dos Oceanos


Reproduzimos abaixo documento que nos foi enviado por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, ocorrido na quarta-feira passada, dia 08 de junho.
"Comemoramos hoje, 08 de junho, o "Dia Mundial dos Oceanos”. Os oceanos são essenciais para a segurança alimentar, a saúde e a sobrevivência de toda a vida, o clima e a energia da Terra. O Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade para elevar a consciência global sobre os desafios atuais a serem enfrentados pela comunidade internacional em conexão com os oceanos.
A Coordenação para Mar e Antártica do MCT está alinhada com os objetivos mundiais para os oceanos e dá as boas vindas às iniciativas técnico-científicas para a compreensão, conservação e proteção de nossos mares. Feliz dia Mundial dos Oceanos.
Abaixo se encontra mensagem de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos:
Os Oceanos formam o clima da Terra e influenciam a distribuição dos ecossistemas do globo e da biodiversidade. Este Dia Mundial dos Oceanos-2011 é uma oportunidade para celebrar a importância dos oceanos para o bem-estar do planeta e da humanidade e dar um passo em frente na defesa de sua causa.
 A "economia azul" dos oceanos é crucial para nossa vida diária. Pelo menos uma em cada quatro pessoas utiliza frutos do mar como sua principal fonte de proteína. Metade da população mundial está presente sobre os primeiros 50 km das zonas costeiras mundiais. Noventa por cento do comércio mundial é transportado por navios. Com o avanço tecnológico, as atividades econômicas em zonas costeiras e águas mais profundas continuam a se intensificar e diversificar.
A importância dos oceanos não é correspondida pelo conhecimento destes mesmos mares e oceanos. Mais de 1.500 pessoas já escalaram o monte Everest, e 12 andaram na lua, mas apenas dois mergulhadores desceram e voltaram a partir da parte mais profunda do oceano. A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI) promove as Ciências do Mar por cinquenta anos, mas a verdade é que os oceanos são ainda relativamente inexplorados.
A busca de conhecimento dos oceanos tem sido impulsionada pela necessidade de acesso e exploração dos seus recursos. Isso precisa mudar. O desafio hoje é usar a ciência marinha para entender e proteger os oceanos, a fim de gerir melhor os seus ecossistemas e sua biodiversidade para as gerações presentes e futuras.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), a ser realizada em junho de 2012, oferece uma oportunidade única para enfrentar este desafio. Temos que trabalhar agora para se preparar compromissos concretos sobre os oceanos para a Conferência de 2012.
Temos um ano para consultar todos os atores principais, para coordenar as visões e para assegurar o novo compromisso político na sustentabilidade dos oceanos. O desafio é grande, mas assim é a nossa responsabilidade coletiva para desenvolver uma nova abordagem para os oceanos que defende o seu papel central para o planeta e nossas vidas.

Essas são as apostas deste Dia Mundial dos Oceanos."
-----------------------------------------------------------
8 June - World Oceans Day[1]
 In 2008, the United Nations General Assembly decided that, as from 2009, 8 June would be designated by the United Nations as “World Oceans Day” (resolution 63/111, paragraph 171). Many countries have celebrated World Oceans Day following the United Nations Conference on Environment and Development, which was held in Rio de Janeiro in 1992.
The oceans are essential to food security and the health and survival of all life, power our climate and are a critical part of the biosphere. The official designation of World Oceans Day is an opportunity to raise global awareness of the current challenges faced by the international community in connection with the oceans.
 
The world’s oceans—which account for about 70 per cent of the Earth’s surface—are facing diverse challenges ranging from depleted fishery resources to the impacts of climate change, the deterioration of the marine environment, to issues of maritime safety and security, labour conditions for seafarers and the increasingly important issue of migration by sea.
Looking ahead to next year’s Rio +20 Conference on Sustainable Development, United Nations Secretary-General Ban Ki-moon, in his message for World Oceans Day 2011, said “All activities and policies related to oceans and the marine environment need to acknowledge and incorporate the three pillars of sustainable development: environmental, social and economic. Only then can we achieve the development objectives set by the international community.”
Secretary-General's Message for 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário