quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chuvas intensas no Brasil

As chuvas dos últimos dias estão deixando a defesa civil de estados e municípios em alerta. Aqui no Rio Grande do Norte não está diferente, conforme se pode conferir em trecho de matéria do portal UOL:
"No Rio Grande do Norte, a Defesa Civil homologou apenas emergência em Ipanguaçu, no Vale do Açu. A cidade está com 150 famílias desabrigadas (cerca de 600 pessoas). Quatro bairros e 13 comunidades continuam isolados.


Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Josenildo Acioli, a cidade de Natal também sofreu com alagamentos nesta quarta-feira, mas a chuva deu uma trégua e água já escoa. “Não registramos ocorrências graves, nem desabrigados na cidade”, informou ao UOL Notícias.


Um trecho da BR-101, sentido Parnamirim/Natal, foi interditado à tarde devido ao risco de desabamento. Após avaliação da Secretaria de Estado da Infraestrutura e engenheiros do Exército, o tráfego de veículos foi liberado. Por medida de prevenção de acidentes, homens do Exército colocaram lonas paras proteger a barreira e vão ficar de prontidão no local.


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) divulgou que quatro cidades estão sem abastecimento de água devido ao rompimento da Adutora Monsenhor Expedito: Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã e São Bento do Trairí estão sem abastecimento desde o último sábado e não há previsão de retorno."

Pode-se ler a matéria completa aqui.  Em matéria da Tribuna do Norte, o serviço de meteorologia local afirma não haver motivo para estado de alerta,  e exibe os números do últimos anos na tabela abaixo (veja também aqui):


Confira o acumulado das chuvas do período entre janeiro e abril em Natal de 2007 a 2011:

2007 - 651,6mm
2008 - 787,4mm
2009 - 992,7mm
2010 - 413,6mm
2011 - 886,4mm

Enquanto outro site, do DN Online, registra morte de pessoas provavelmente decorrente das chuvas em matéria publicada neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário