segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Inpe inaugura Laboratório de Pesquisas Ambientais


O novo Laboratório de Pesquisas Ambientais (Lapam) foi inaugurado, na sexta-feira (4), no prédio do Laboratório de Instrumentação Meteorológica (LIM), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe/MCT), em Cachoeira Paulista.  O Lapam faz parte do projeto "Implementação de um Sistema de Monitoramento Atmosférico para o Estudo dos Impactos das Queimadas na Qualidade do Ar e no Clima", que teve início em 2008.
Além do Inpe, também participam da iniciativa o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Paulista (Unesp) de Rio Claro e o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru.
Segundo a pesquisadora do CptecC/Inpe Maria Paulete Martins, uma das principais contribuições do projeto foi a aquisição e instalação de um conjunto de equipamentos de alta tecnologia para o monitoramento de aerossóis de queimadas de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. A pesquisadora divide com Eduardo Landulfo, do Ipen/USP, a coordenação do projeto.
“O Lapam abriga equipamentos com tecnologia de ponta, que permitem trabalhar na fronteira do conhecimento sobre qualidade do ar e perfil de aerossóis na baixa atmosfera”, destaca Paulete. Como parte dos objetivos, o Laboratório do Instituto foi adequado para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de qualidade do ar, aerossóis atmosféricos, chuva ácida e contaminação ambiental.
O projeto conta com o apoio da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com esse apoio foi possível a capacitação de cinco equipes de universidades e institutos de pesquisa.

Extraído do portal do MCT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário