domingo, 1 de agosto de 2010

Especialista alerta para acidificação dos oceanos



30/07/2010 - 12:33
Uma mudança gradual no índice de acidez da águas dos oceanos coloca em risco a vida marinha. Alguns estudos apontam que as consequências serão drásticas em até 100 anos. Os corais, que abrigam milhares de seres vivos, tendem a se transformar em rochas se nada for feito.

De acordo com o pesquisador da Universidade Santo Tomas (UST), do Chile, Nelson Suarez, o pH da água da superfície do mar diminuiu em 0,1 desde o início da industrialização, há pouco mais de um século. “Os oceanos, que representam dois terços do planeta, absorvem o gás carbônico (CO²). Quanto mais moléculas forem emitidas mais problemas teremos. A acidificação do oceano afeta milhões de pessoas”, alertou Suarez.

Os organismos mais afetados pela acidificação são os da base da cadeia alimentar marinha, envolvidos diretamente na manutenção da vida nos oceanos. A redução do pH afeta processos como a fotossíntese, o crescimento e a reprodução. Na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  em Natal (RN), cerca de 50 pessoas participaram das discussões sobre a esse problema que avança lentamente.

Segundo Suarez, a melhor maneira de combater esse problema é diminuir a emissão de CO²  na atmosfera. Estudos apontam que até o fim do século, o pH dos oceanos deve reduzir entre 0,2 e 0,3.

Nota: A matéria acima foi originalmente publicada no portal do MCT, e pode ser vista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário