quinta-feira, 22 de julho de 2010

Onda de calor mata 500 na Rússia; Greenpeace culpa mudança climática

DE SÃO PAULO
DA REUTERS, EM MOSCOU


Grupos ambientais defenderam nesta terça-feira que a seca e a onda de calor na Rússia -- que causa grandes prejuízos à agricultura e já deixou ao menos 500 mortos -- são causadas pelas mudanças climáticas que aceleram o aquecimento do planeta.
"A onda de calor dos últimos dois meses é uma consequência das mudanças climáticas e especialistas do Greenpeace já encontraram provas disso. O governo da Rússia, de uma maneira ou de outra, terá que tomar providências para combater os efeitos das alterações do clima", disse a ONG em comunicado.


Ativistas indicaram que os fenômenos deveriam ser causa de preocupação para o Kremlin, motivando o governo russo a tentar reduzir suas emissões de carbono, atualmente entre as mais altas do mundo.
Desde o fim de junho o centro da Rússia tem sofrido com uma onda de altas temperaturas e seca intensa. Atingindo recordes, os termômetros chegaram a marcar 40ºC durante vários dias.O calor inédito faz com que as pessoas busquem lagos, mares e rios para se refrescar, aumentando o risco de mortes por afogamento. O hábito nacional de beber vodka também contribui para os acidentes.

Somente nas últimas 24 horas ao menos 71 pessoas morreram afogadas no país, de acordo com o ministério de Situações de Emergência.
"Em um dia aconteceram 85 incidentes em ambientes aquáticos na Rússia, com a morte de 71 pessoas e o resgate de outras 20 com vida. É o maior número de pessoas mortas em um dia desde que começou a temporada de calor deste ano", indicou um porta-voz ministerial à agência "RIA Novosti".
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Além das mortes causadas por afogamento, as altas temperaturas e seca no país causam enormes perdas no setor de agricultura, o que já fez soar alertas nacionais para a questão.
De acordo com associações de agricultores, desde o fim de junho o calor já destruiu uma área de plantações do tamanho de Portugal.
Apesar de a seca dominar a pauta dos jornais e emissoras de rádio e TV por dias na Rússia, pouco se fala sobre as possíveis origens do fenômeno, acusam grupos ambientalistas como o Greenpeace.
De acordo com os grupos esta "apatia" tem permitido ao governo evitar qualquer comentário ou menção sobre uma potencial redução da emissão de carbono ou possíveis fatores climáticos envolvidos na seca e onda de calor.
O Greenpeace argumenta que o fenômeno atual foi causado e intensificado pela ausência de umidade na terra em importantes regiões de produção agrícola na Rússia, incluindo Volgogrado e Voronezh, atingidas por uma já inédita seca em 2009.
Para a ONG a neve que caiu no meio deste inverno não foi suficiente para devolver a umidade necessária ao solo, que permaneceu seco desde o ano passado.

Leia mais aqui.

Nota do Blog: postamos a notícia acima, não pelo fato simples e puro de acreditarmos que as mudanças climáticas de fato são as responsáveis pelo eventos severos que estão ocorrendo no mundo nesses dias. Mas, esperamos que sirva com estímulo, para nos levar a uma reflexão sobre os que tem ocorrido no mundo nos últimos tempos. Nestes dias, em quase todo canto do mundo há registro de um evento extremo ou severo, em termos de tempo ou clima. Inclusive por aqui, no Brasil, como tem sido mostrado na mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário