quarta-feira, 21 de julho de 2010

Inpa debate sobre Amazônia na 62ª reunião da SBPC

Nota publicada no portal do MCT
Clique para ver todas as fotos de Inpa debate sobre Amazônia na 
62ª reunião da SBPC
Inpa debate as mudanças climáticas da Amazônia
21/07/2010 - 09:04
A abertura da 62ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa na noite do próximo domingo (25). O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) vai participar do evento com palestras e na ExpoT&C, local onde serão expostos os trabalhos desenvolvidos por várias instituições.
O Inpa focará nas atividades voltadas para apresentação do conhecimento da biodiversidade amazônica e o uso desse potencial, incluindo produtos processados e patenteados.
Os resultados das pesquisas do Inpa também estarão em evidência durante a reunião da SBPC com a intenção de destacar a importância das pesquisas no desenvolvimento da Amazônia. O principal objetivo é articular a produção e a transferência de conhecimento para o setor produtivo, aproximando empresas, governo e academia.

Apesar do tema deste ano ser o mar, as discussões devem abordar as mudanças climáticas e a Amazônia. Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende serão palestrantes de conferências na abertura e encerramento do evento.

Os candidatos à presidência da República foram convidados para expor suas idéias à comunidade científica. Segundo o diretor do Inpa, Adalberto Val, a reunião desse ano será a oportunidade para debater os rumos das ações em ciência e tecnologia para os próximos anos.

“Essa reunião da SBPC é emblemática devido à eleição para presidente. O evento é extremamente importante para discussão do nosso progresso científico desde a última reunião que ocorreu em Manaus (2009), mas também é um momento de articulações entre as várias Instituições e cientistas para delinear novas posturas para o futuro”, destacou. 

Apresentação de pesquisas
O Inpa apresentará pesquisas nas áreas de Produtos Florestais como aproveitamento de galhos e troncos da pupunheira na confecção de móveis e instrumentos musicais, pequenos objetos de madeira, tijolo vegetal e produtos desenvolvidos a partir de tecnologias alternativas; óleos utilizados na fabricação de perfumes, remédios e cosméticos que têm mercado garantido e alguns são exportados. O Linalol, por exemplo, utilizado como fixador de famosos perfumes franceses é extraído de uma madeira chamada Pau-Rosa. Serão mostrados ainda cosméticos derivados de palmeiras da região como o buriti e pupunheira, desenvolvidos pelo Grupo de Ciências da Saúde; diversidade vegetal em frutas, hortaliças e medicinais; coleção com pequenas amostras de madeira da Amazônia, e mostruário de besouros e borboletas exóticos.
O Inpa também deve expor as atividades desenvolvidas na área de capacitação de recursos humanos através dos cursos de pós-graduação do Instituto além dos projetos de divulgação científica e responsabilidade socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário