domingo, 18 de julho de 2010

As mudanças climáticas e as consequências respiratórias

Mais uma matéria veiculada na mídia natalense, desta feita no portal www.nominuto.com.br

Domingo, 18/07/2010 às 13h32

Durante o inverno, baixa radiação contribui para maior sobrevivência dos vírus das doenças típicas da estação, como o Influenza.

Por Débora Ramos

As mudanças climáticas registradas durante o inverno, que vão desde o aumento na incidência de chuvas até a queda da temperatura, muitas vezes podem contribuir para o aparecimento de doenças respiratórias. Durante este período, portanto, é preciso ficar atento à simples medidas que podem ajudar a evitar essas enfermidades que, se não oferecem gravidade, tornam a vida de qualquer pessoa muito mais desagradável. 

O fato do alerta de especialistas para com este tipo de doenças nessa época específica do ano ser tão incisivo não é sem razão. Na realidade, existem comprovações científicas de que a estas doenças têm maior disseminação nestes períodos, quando a temperatura é baixa e, na ausência de radiação ultravioleta, os vírus passam a sobreviver por tempo suficiente para poder ser transmitido de um pessoa infectada para uma pessoa saudável. 

Veja mais aqui.

Um comentário:

  1. No Ano Internacional da Biodiversidade, o Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza no dia 12 de agosto, em Campinas, o fórum “Biodiversidade em perspectiva: patrimônio genético, patentes e pirataria”. Afinal, a quem deve pertencer os royalties das descobertas científicas no Brasil e no resto do mundo?
    O evento é gratuito e acontece no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (CDC) das 9 às 17 horas. Podem participar pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no assunto. As inscrições devem ser realizadas no site www.cgu.unicamp.br até o dia 10 de agosto.

    ResponderExcluir