domingo, 18 de abril de 2010

Vulcão Eyjafjallajokull não provoca mudanças climáticas globais

Em 1991 o vulcão do Monte Pinatubo nas Filipinas entrou em erupção. A explosão gigantesca arremessou cinzas a mais de 30 km de altura. Junto com as cinzas, uma grande quantidade de dióxido de enxofre (SO2 - também conhecido por anidrido sulfuroso ou dióxido sulfúrico), foi lançado na estratosfera, causando um resfriamento no planeta. Em casos como este, o dióxido de enxofre densencadeia um série de reações químicas e processos físicos que chegam a blindar camadas inferiores da atmosfera da radiação solar, impedindo o aquecimento natural, além de provocar a chamada chuva ácida, ao produzir ácido sulfúrico devido a sua reação com vapor de água.

Portanto, a pergunta que se pode fazer é: o erupção do vulcão da Islândia, o Eyjafjallajokull (+/- eiafialaioucul - ou pronunicie correto se souber) vai provocar mudanças climáticas globais?
A resposta simples é: não. A erupção vulcânica ocorrida recentemente na Islândia possui uma intensidade baixa, insuficiente para provocar tais mudanças. Claro que em curto tempo e em uma escala regional, basicamente na Europa, os efeitos serão sentidos. Nós que estamos aqui na América do Sul, ficamos apenas apreciando o fenômeno à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário