quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os efeitos das temperaturas oceânicas no tempo.

Os oceanos e a atmosfera terrestre estão comprometidos em uma dança complexa, continuamente trocando calor e umidade. As condições oceânicas influenciam diretamente nas condições da atmosfera. Para prever o tempo, os meteorologistas precisam das melhores informações possíveis sobre o estado das coisas no mar. É aí onde se finca o projeto SPORT - sigla em ingês de Pesquisa para Previsão de Curto Prazo e Transição - do Centro Marshall de Vôo Espacial. A equipe do SPORT utiliza sensores de satélites de observação terrestre da NASA para fornecer atualizações da temperatura oceânica ao Serviço Nacional de Tempo quatro vezes ao dia. Os cientistas do SPORT conseguiram, recentemente, aprimorar a capacidade detectar mudanças nas temperaturas de superfície do mar - uma variável que afeta enormemente o tempo em regiões costeiras - e o público ganhará com isto.

O projeto SPORT também está expandindo o seu alcance. Os dados anteriores da temperatura de superfície do mar cobriram o Golfo do México e as zonas costeiras do sul e leste dos Estados Unidos. A nova região a ser coberta incluirá todas as áreas oceânicas que circundam a América do Norte, das Ilhas do Havaí até o meio do Atlântico, e da Baía do Hudson e Golfo do Alaska até o equador, incluindo os oceanos tropicais, onde se formam os furacões.


O trecho acima é parte do artigo publicado, em inglês, no site

http://www.nasa.gov/topics/earth/features/sport.html

Um comentário:

  1. satisfas-me saber que os conhecimentos ciência da avançam no campo do acompanhamento das váriaveis climáticas e seus eféitos sobre a condição de vida no planeta.Infeliz me faz saber que as lideranças mundiais agressóras do meio ambiente continuem diante dos horrores dos descassos sendo os principais culpados pela vil negociação de vida e morte planetária.Como se não basta-se os limites existentes a criação terrena para cumprir com seus destinos.Será que ao derrubar-mos o véu da ignorância/surja um conhecimento maior dos quais não desfrutámos por não levarmos adiante tais decisões..

    ResponderExcluir