quinta-feira, 15 de abril de 2010

FAPESP e Facepe lançam nova chamada em mudanças climáticas

Agência FAPESP – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (Facepe) lançaram nesta quarta-feira (14/4) nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições e a Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França.
A chamada selecionará projetos de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores e estudantes em ciências agronômicas, ciências da vida, exatas, sociais e engenharias.
Podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e no Estado de Pernambuco. Os interessados devem apresentar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativa relacionados à mudança climática global.
As propostas poderão também, mas não necessariamente, estar articuladas com propostas de cientistas da França submetidas ao Edital da ANR disponível no endereço www.agence-nationale-recherche.fr/AAPProjetsOuverts?NodId=17&lngAAPId=309.
Devem também envolver a colaboração nacional entre pesquisadores de São Paulo e de Pernambuco ou a colaboração binacional entre equipes da França e do Brasil – envolvendo, nesse caso, pesquisadores de São Paulo e de Pernambuco ou de apenas um desses Estados brasileiros.
As propostas selecionadas serão cofinanciadas pela FAPESP, pela Facepe e pela ANR, de acordo com a participação, respectivamente, de pesquisadores de São Paulo, de Pernambuco e/ou da França.
Serão considerados projetos de pesquisa colaborativa sobre mudança climática global nos temas: 1) Pesquisa envolvendo o monitoramento físico e biogeoquímico do Oceano Atlântico Tropical Ocidental para detecção de mudanças climáticas oceânicas e mudanças no ciclo de carbono oceânico; 2) Pesquisa envolvendo o mapeamento dos usos e cobertura da terra e a mensuração dos estoques e fluxos de carbono na região semiárida de Pernambuco e no Estado de São Paulo; 3) Pesquisas sobre impactos das mudanças climáticas projetadas até o fim do século sobre os recursos hídricos da região semiárida de Pernambuco e do Estado de São Paulo; 4) Pesquisas sobre os impactos da alteração do nível do mar e das mudanças climáticas projetadas até o final do século nas zonas costeiras de Pernambuco, especialmente sobre a região metropolitana do Recife, e nas zonas costeiras do Estado de São Paulo, identificando vulnerabilidades e estratégias de adaptação.
A chamada compreende duas modalidades: Apoio a novos projetos de pesquisa colaborativa e Apoio complementar a projetos em andamento. A primeira compreende propostas de projetos de pesquisa completos, articulados e com objetivos comuns, nos quais as atividades de cada uma das partes – paulista, pernambucana e/ou francesa – representem contribuição essencial para os resultados esperados.
A segunda modalidade compreende o apoio complementar a projetos de pesquisa em andamento, já apoiados pela FAPESP ou pela Facepe, que tenham objetivos semelhantes e relacionados às linhas temáticas da chamada, para financiar o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, com financiamento de ambas as agências.
As propostas podem ser apresentadas até o dia 18 de maio, para aquelas que envolvam cooperação com a ANR, ou até o dia 8 de junho, caso envolvam somente FAPESP e Facepe.
Os textos completos da chamada e do termo de cooperação FAPESP-Facepe estão em: www.fapesp.br/facepe.

Fonte:  FAPESP - Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário