quarta-feira, 24 de março de 2010

O Aquecimento Global - as origens

O Aquecimento Global é um capítulo das ciências climáticas que tem suas origens nos trabalhos pioneiros do físico e matemático francês Joseph Fourier em 1824 e do químico sueco Svante Arrhenius em 1896.

A fonte primordial de energia para manter o sistema climático terrestre é o Sol. Aplicando as leis fundamentais da Física, Fourier mostrou que sem considerar o que hoje é chamado de efeito estufa, a temperatura média do planeta deveria ser de 18 graus (centígrados) negativos, quando na realidade ela está bem acima deste valor (cerca de 15 graus positivos).

Os gases de efeito estufa existem naturalmente e fazem parte da atmosfera terrestre. O papel principal desses gases é o de aprisionar parte da radiação solar que chega à Terra, tornando-a aquecida, em condições favoráveis às formas de vida existentes atualmente.

A partir da revolução industrial, a humanidade passou a usar cada vez mais combustíveis fósseis. Isto resultou em um aumento na emissão do dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa. Preocupado com isto, Arrhenius calculou o que aconteceria se a concentração do CO2 fosse dobrada, e estimou que a temperatura média do planeta chegaria a aumentar de 5 a 6 graus. Isto poderia ser bom para a Suécia, país natal de Arrhenius, mas seria um desastre para os países tropicais, como o Brasil. Em Natal, as noite amenas passariam a ser de 25 graus, enquanto os dias quentes iriam passar dos 40 graus.

Surgiu, assim, a suspeita de que o aumento das emissões dos gases de efeito estufa provocado pelas atividades humanas poderiam contribuir para um aumento da temperatura do planeta.

Um comentário: