domingo, 28 de março de 2010

Contaminação por nitrato é crescente

Durante os últimos dez anos 38 poços tiveram de ser desativados em Natal, por conta da alta concentração de nitrato registrada nas águas retiradas dessas fontes. Uma das saídas encontradas pela Caern para impedir que o fechamento atingisse os demais 119, resultando na escassez de água potável para a população da capital, foi a construção de duas adutoras: do Jiqui e do Rio Doce. A primeira opera em fase de testes e a segunda deve ficar pronta no segundo semestre. Suas águas serão utilizadas para diluir a dos poços e reduzir a concentração de nitrato.

O texto acima faz parte de matéria publicada no diário Tribuna do Norte de Natal, RN, cidade constantemente ameaçada ambientalmente. Cuidar do ambiente é também cuidar do clima e vice-versa. Os gestores públicos precisam encontrar soluções para este tipo de problema. Para ler mais, leia aqui.

E saiba mais sobre "MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E O BRASIL" assistindo à palestra do Dr. Carlos Nobre, no auditório da reitoria da UFRN, nesta segunda-feira, dia 29, às 10 horas da manhã. A aula é aberta ao público e é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário