sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Iceberg gigante pode mudar correntes marítimas

Um vasto iceberg que se descolou do continente Antártico depois de ser abalroado por outro iceberg gigante pode causar alterações nas correntes marítimas do planeta e no clima, alertaram cientistas.

Leia mais.
Nota: Icebergs são enormes blocos de gelo que flutuam nos oceanos. Devido a um comportamento de certa forma anômalo da água, quando esta resfria abaixo de certa temperatura (cerca de 4 graus centígrados a nível do mar), ela se expande, diminuindo sua densidade, ficando menos densa que a água líquida menos fria. Assim, pelo Princípio de Arquimedes, o gelo passa a boiar na água. Por outro lado, o gelo possui um calor latente muito alto - que é uma energia necessária para ele passar ao estado líquido -, e demora bastante a ganhar esta energia até derreter completamente. Deste modo, os icebergs podem percorrer longas distâncias mar adentro, levado pelas correntes oceânicas. Em geral apenas cerca de 10% de um iceberg fica exposto acima da água, devido à diferença entre as densidades do gelo e da água líquida. Isto também explica a origem da expressão "apenas a ponta do iceberg", quando algo que parece ser pequeno, esconde na verdade uma coisa grande.
Agradecemos ao amigo Társis do IF-USP por nos indicar a matéria acima.

5 comentários:

  1. Preciso te perguntar, já que o senhor é perito nessa área. O senhor por gentileza poderia me explicar quais danos esse iceberg do dia 26 de fevereiro de 2010 traria ao mundo? Meu email é: franefabio2015@hotmail.com . Grata des de já. ass: Francis P. Gomes.

    ResponderExcluir
  2. Saudações, Francis.

    Infelizmente eu não sou perito em "icebergs", e nem sei pq vc chegou a
    esta conclusão. Sou físico, e em Física nos preocupamos com os grandes
    princípios da natureza. Logo...
    Em todo caso, grato pela sua colocação. Postei a matéria pelo
    interesse geral que ela pode suscitar. Particularmente, pelo que posso
    estimar, somente este iceberg não fará - ou trará -, nenhum grande
    modificação. A natureza tende a se recompor de pequenas perturbações.
    No entanto, seguindo a linha de "uma andorinha só não faz verão", se
    começarem a ocorrer vários eventos deste porte, isto significa que
    vamos precisar fazer estimativas mais reais.

    Francisco Alexandre.

    ResponderExcluir
  3. olha devemos cuidar mais do planeta e menos da aparencia .PENSE NISSO

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Diogo Rochedo Guahyba sou estudante da escola IF-Sul de Charqueadas-RS, gostaria de saber se Alteração na salinidade do mar na Antártica pode mudar correntes marítimas e ocorrer mudanças no clima e até causando outra era do gelo no planeta !?

    ResponderExcluir
  5. Olá Francisco, td bem? Meu nome é Bruna Sampaio Neves estou na elaboração de um tcc sobre as consequencias do efeito estufa no vale do paraíba e gostaria de saber se vocÊ poderia me auxiliar na indicação de quem poderia responder algumas perguntas sobre o assunto.

    Muito Obrigada e parabéns pela iniciativa do blog

    ResponderExcluir