terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Agência Espacial Europeia lançará satélite para mapear as calotas polares

A Agência Espacial Europeia (ESA) está prestes a lançar um dos mais sofisticado satélite para investigar a espessura das geleiras da Terra. A missão está prevista para ter início no próximo dia 25.  
O satélite, chamado de CryoSat, será colocado em órbita por um foguete russo Dnepr e ficará a 700 quilômetros da Terra. O lançamento será feito de Baikonur, no Cazaquistão.
Com aproximadamente 700 quilos, o satélite carrega um radar altímetro de micro-ondas que consegue registrar mudanças não só na área, mas também na espessura da calota polar e das camadas de gelo flutuantes.
Embora as regiões polares venham sendo mapeadas há anos por satélites como o também europeu Envisat, o novo equipamento será determinante para analisar com mais precisão o impacto das alterações climáticas no gelo terrestre.

Fonte: UOL

Opinião minha: Um importante conhecimento sobre a atmosfera e o oceano no  Atlântico Sul , especialmente na região entre a América do Sul e a África, poderia ser adquirido através de satélites, visto que o Brasil tem larga experiência neste setor. Em particular, Natal poderia servir de ponto de confluência de interesses neste setor, talvez conduzido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o INPE e instituições locais, como as universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário